sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Minha Batalha de Lepanto


"Por meio desta devoção à Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida."

Tive a graça de passar meus tempos de infância num ambiente onde se costumava rezar o terço com freqüência, capitaneados pela minha avó paterna tinhamos o costume de fazer várias novenas e rezar em ocasiões especiais. Como criança e depois como adolescente, mesmo não dando o apreço necessário a isso, lá no fundo eu sabia que era uma coisa muito boa, que era um caminho correto.

Com o falecimento da minha avó as coisas se "esfriaram", esses momentos passaram a ser coisas raras, não por coincidência foi a época que eu comecei a me afastar da Igreja e começar a dar mais atenção a coisas que não me aproximavam de Deus.

Apesar desse afastamento, Deus tinha cravado no meu coração duas coisas que serviriam de anzol pra quando Ele me chamasse de volta, era o respeito a Eucaristia e a Nossa Senhora.

"Soube-se depois que, no maior fragor da batalha, os soldados de Mafoma tinham avistado acima dos mais altos mastros da esquadra católica uma Senhora, que os aterrava com seu aspecto majestoso e ameaçador."


Na Batalha de Lepanto era necessário que os príncipes católicos deixassem seu orgulho de lado, suas picuinhas e se unissem ao Papa para que assim tivessem força para lutar em nome de Deus contra os infiéis muçulmanos. Deus os chamava para lutar pelo único objetivo que vale a pena. Depois de aceitarem entrar na batalhar tiveram inúmeras adversidades mas por causa da intercessão de Nossa Senhora, Auxilium Christianorum, eles venceram.

Também foi parecida a minha batalha, Deus me chamava de várias formas, martelava minha consciência, principalmente ele me mostrava que nas horas de perigo eu poderia contar com Nossa Senhora. A mensagem de Fátima sempre me era exposta, "rezai o terço todos os dias", eu até tentava, mas inventava desculpas pra mim mesmo e não continuava, do mesmo modo que os príncipes cristãos se desculpavam para não entrar na Batalha.

O orgulho me cegava, eu preferia vencer sozinho, pra quer lutar com outros seu eu posso vencer por mim mesmo?
O Sultão otomano traiu o acordo feito com o governante Veneziano e atacou o seu território, foi preciso que os príncipes cristãos sofressem para perceber que a luta era necessária, e que só é possível vencer quando se combate por Deus e para Deus.

Foi preciso que eu sofresse nos meus olhos físicos para começar a enxergar com os olhos espirituais, foi preciso eu me sentir impotente para perceber que meus planos não são nada, eu sabia que Deus era maior que tudo, mas não vivia como se Ele fosse, era hora de tomar juízo e colocar Deus em primeiro lugar se não a batalha da minha vida estaria perdida.

Costumo dizer que Nossa Senhora é ruim de matemática, pois damos uma pequena coisa a e Ela nos retribui dez vezes mais, uma pequena abertura que dei a Deus e Ela começou a me retribuir com graças que nunca pensei que fosse ter. A semente que Ela mesmo plantou na minha infância agora fazia germinar com mais força, ele me arrastava a oração do terço diário.

Como disse, quando era criança não entendia muito bem a oração do terço mas sabia que era algo bom, já quando adulto recebi o convite de entrar na Congregação Mariana, eu não conhecia nada a respeito, mas sabia que ela era de Nossa Senhora, então só poderia vir algo bom.

Dentre inúmeras coisas que me levaram a entender a necessidade de rezar o terço diariamente destaco uma: Certa vez começaram a rezar o terço e eu não tinha um comigo, uma mulher me disse: "mas como pode um congregado andar sem um terço?", isso me acordou, eu já percebia a graça que era ser congregado mariano e devia corresponder mais ainda a Nossa Senhora, além de carregar, eu precisava aprender a rezar o terço.

Quase na mesma época eu comecei a trabalhar no meu emprego que estou hoje, que fica numa cidade vizinha, comecei a aproveitar o tempo no ônibus até o serviço pra rezar o terço diariamente, no começo eu o ouvia no mp3 e acompanhava e com o tempo comecei a rezar normalmente.

Depois de um certo tempo reparei na coincidência, ou melhor, Providência, esta cidade tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário, era Ela me chamando a esta cidade pra que eu aprendesse a rezar.

Nossa vida de conversão é contínua, mas nela temos certos estágios, aconteceu algo que me fez passar por mais um, me animar ainda mais a crescer na fé, que foi a visita a Administração Apostólica São João Maria Vianney, na cidade de Campos - RJ, onde se mantém viva a Tradição e a celebração do Rito Extraordinário da Missa, mais uma vez era Ela me chamando, a Igreja Principal (o que equivaleria a catedral) de lá tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Este ano passei por mais uma situação no qual percebi Nossa Senhora me amparando, Ela me fez "cair do cavalo" novamente e perceber que dar uma de super herói e querer resolver as coisas sozinho só nos afastam de Deus, perceber que minha força não é nada e a Misericórdia de Deus é tudo, como uma Mãe de verdade, Ela sabe ser ter ternura e força ao mesmo tempo.

Esses são apenas alguns fatos dentre tantos acontecidos, se fossemos contar quantas vezes Nossa Senhora intercedeu na nossa batalha diária escreveríamos um livro. Assim é a nossa vida de conversão, perdemos uma batalha e as coisas começam a parecer difíceis de serem resolvidas, mas como na Batalha de Lepanto, as coisas tinham tudo pra dar errado, mas Ela apareceu e pôs os inimigos a bater em retirada, recobrando as forças, dando as armas necessárias para o combate e a vitória.

A Rainha e o Rei do Universo nunca deixarão que um súdito se perca.

Tiago Martins da Silva

[1] Minha avó é o maior exemplo de fé entre as pessoas que convivi pessoalmente, sempre a vi colocando tudo em primeiro lugar nas mãos de Deus, sem reclamar e nunca perder o sorriso mesmo enfrentando uma doença séria no final da vida. Sei que hoje ela faz mais ainda por nós, ela é a personificação da afirmação de Santa Teresinha: “... passarei o meu Céu fazendo o bem aqui na Terra.”

Um comentário:

  1. Belíssimo testemunho, meu caro. Deus nos deixa caminhar, mas através de de seu imenso amor ele nos resgata. Com a interseção da Virgem Santíssima, seremos melhores amparados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...