sábado, 12 de maio de 2012

O 4º pastorinho de Fátima

As coincidências, ou melhor, ações da Providência que ligam o Beato Papa João Paulo II as aparições de Nossa Senhora em Fátima são tão grandes que poderíamos chamá-lo de o 4º pastorinho de Fátima.



Começamos com uma que não é tão latente, mas vale a pena comentar, é a proximidade das datas da primeira aparição com a do nascimento do Santo Padre, a primeira aparição deu-se no dia 13 de Maio de 1917, João Paulo II nasceu no dia 18 de Maio de 1920, apenas 3 anos depois das aparições e vemos até a similaridade das datas, ambas em maio e com apenas 5 dias de diferença, 13 e 18.

Então agora veremos algumas relações de sua vida com os Segredos confiados por Nossa Senhora aos pastorinhos. Comecemos pelo 2º Segredo, ele fala basicamente que Nosso Senhor quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria e também sobre a Rússia que espalharia o comunismo pelo mundo. O demônio sabe que o principal meio de afastar alguém de Cristo é primeiro afastá-lo de sua Mãe, uma de suas armas é inculcar nas pessoas que a devoção a Maria diminuiria no fiel a sua ligação com Cristo, isto somado ao fato que na época pós Concilio Vaticano II muitos líderes agiram com má vontade pregando um falso ecumenismo, daí propagava-se uma idéia que a devoção a Maria atrapalharia esse “diálogo” ecumênico, principalmente com os protestantes, e assim esses dois fatos fizeram surgir uma falsa idéia de que a Igreja estaria deixando a devoção mariana um tanto “de lado”.

Para isso Deus manda uma resposta rápida, o pontificado de João Paulo II pode ser descrito como uma "bomba atômica mariana", sua devoção já é vista explicitamente pelo seu lema e brasão, o "Totus Tuus, Mariae", além de suas várias encíclicas e principalmente pela sua devoção ao Santo Rosário, lembremo-nos de que foi ele quem introduziu os Mistérios Luminosos no mesmo, mas acima de tudo isso víamos por seus atos o seu profundo amor pela Mãe de Nosso Senhor.

E sobre o comunismo, a Polônia, seu país natal, depois de ter sofrido com o nazismo sofreu também com o comunismo, João Paulo II viu de perto todos esses horrores, quando a 2ª Guerra Mundial acabou o povo polonês pensou que a chegada russa seria uma benção, mas foi mais uma maldição. Há uma cena interessante no filme "Karol - O Homem que se tornou Papa", onde o jovem Karol trabalhando numa pedreira ouve um companheiro dizendo que os russos trariam paz e vodka à Polônia, e ele responde que eles poderiam trazer vodka, mas paz não, pois ele já havia lido os livros em que os russos acreditavam - livros comunistas - e que o que eles ensinavam iria escravizar o povo polonês novamente. Como era um filme, pode ser que esse fato não tenha acontecido, mas dá pra perceber que o idealizador do filme quis mostrar o quanto Karol tinha noção da realidade e os perigos que o cercavam.

A Providência levou a Cátedra de Pedro um homem que sofreu na pele os males do comunismo na sua terra natal para que ele fosse o principal artífice da queda deste monstro vermelho.
Há uma profecia de Santa Faustina Kowalska na qual Nosso Senhor a revelou a seguinte sentença: “Amo a Polônia de maneira especial e, se ela for obediente à Minha vontade, Eu a elevarei em poder e santidade. Dela sairá a centelha que preparará o mundo para a Minha Vinda derradeira” , é quase impossível não pensar que esta “centelha” é o Santo Padre João Paulo II, ainda mais por ter ele canonizado Santa Faustina e ter sido um grande propagador da Devoção à Divina Misericórdia, devoção essa que teve seu primeiro grande impulso dado por Santa Faustina.


Passamos ao 3º Segredo, esse tem a ligação mais direta com o Santo Padre pois foi entendido como sendo “sobretudo à luta do comunismo ateu contra a Igreja e os cristãos” , e o atentado sofrido por ele na Praça de São Pedro no dia 13 de Maio de 1981 como sendo a imagem do Papa sendo ferido. Neste link podemos ver a interpretação do Segredo feita pela Congregação para a Doutrina da Fé, documento assinado pelo ainda então Cardeal Joseph Ratzinger, a interpretação fala por si e tira todas as dúvidas que os fiéis poderiam ter.

Pessoalmente a maior lição que eu vejo desta revelação do 3º Segredo foi mostrar a máscara de muitos que usavam o nome de Deus em vão, pois foram quase 60 anos desde a revelação dos 2 primeiros até o terceiro no ano 2000, daí surgiram dezenas de interpretações pessoais, a maioria delas com relação ao “fim do mundo”, era um prato cheio para os catastrofistas de plantão. Digo que caiu a máscara pois quando foi revelado que o 3º Segredo esse pessoal ficou desapontado no sentido que esperava uma espécie de show como os “reveladores” de seitas protestantes fazem.

E ainda hoje infelizmente vemos muitos que não acreditam na interpretação da Igreja sobre este Segredo por ele não condizer com a sua opinião pessoal. Eles deveriam ouvir o que a própria Irmã Lúcia disse: “Eu escrevi o que vi; não compete a mim a interpretação, mas ao Papa.’

Ainda sabemos que a bala que foi retirada do corpo do Santo Padre foi colocada na coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima, mas mais uma situação da Providência que podemos ver neste link é que a coroa original foi feita em 1942, e a bala tem o mesmo diâmetro da anilha que une as hastes do diadema, local onde foi fixada a bala quase 50 anos depois.

Falamos do 2º e do 3º Segredo, mas e o 1º, não teria nada a ver? Deixei o 1º para falar por último porque apesar das conseqüências estarem mais “escondidas”, creio que será isso o maior efeito. O 1º Segredo fala da visão do inferno que os pastorinhos tiveram e de que se não se rezasse e fizesse penitência pelos pecadores muitas alma se perderiam ali.

Pois é, imaginemos - apesar de ser praticamente impossível - quantas almas se salvaram por meio do apostolado do Papa João Paulo II enquanto estava vivo, e mais ainda agora que ele está no Céu. Milhares e milhares de exemplos disso existem, mas para terminar deixo como exemplo uma notícia (neste link) que li esta semana, mostra uma senhora que teve um encontro com o Papa Bento XVI, esta senhora está grávida e doente com câncer e preferiu não seguir o tratamento da quimioterapia para que não afetasse a saúde de seu filho, uma das coisas que mais me impressionou na notícia é que ela disse que ela e seu marido pertencem a "geração Wojtyla", jovens que tiveram a sua vivência na fé transformada pelas palavras e pelo exemplo do Santo Padre João Paulo II.

Vemos a infinitude do poder de Deus que escolheu um homem para mudar todo o mundo, este homem sendo humilde abriu seu coração ao verdadeiro poder, aquele que vem de Cristo, e Cristo agindo nele fez mudar todo o rumo da história. Todas as palavras que disséssemos ainda seriam poucas para descrevê-lo, então nada melhor do que chamá-lo pelo título que provavelmente terá quando for canonizado, São João Paulo Magno, não há adjetivo melhor para descrevê-lo.

Estamos nos aproximando do dia da Virgem de Fátima, e agora ao lado dela está o garotinho que ela quis chamar em um tempo diferente dos outros pastorinhos para ser seu filho predileto e propagar sua mensagem. Peçamos aos dois que sempre nos iluminem e nos conduzam a Nosso Senhor Jesus Cristo, que tenhamos força para resistir aos inimigos da Santa Igreja e sempre estejamos em oração e fazendo penitência por todas as almas. Assim seja.

Nossa Senhora de Fátima e Beato João Paulo II, rogai por nós.

Tiago Martins da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...