sábado, 5 de maio de 2012

Ela não vivia para si...

Continuamos as reflexões sobre os Mistérios do Rosário, hoje falaremos sobre o

segundo Mistério da Alegria, a Visitação de Santa Maria a sua prima Isabel

"Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tuentre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"
[1]

O que salta aos nossos olhos lendo essas palavras foi a rapidez com que Nossa Senhora pôs-se a ajudar a sua prima, temos neste mistério o modelo de como agir de modo caritativo com o próximo, isso é reforçado pelas palavras de São Luis de Montfort na sua contemplação dos mistérios do Rosário:

"Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de vossa santa Mãe à sua prima santa Isabel e da santificação de São João Batista; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nosso próximo. Assim seja." [2]

Para amar o próximo é preciso sair de si mesmo pois a caridade é amar o outro por causa de Cristo, quando se tenta ajudar o outro com as próprias forças vem a tona a nossa fraqueza e começamos a agir com egoísmo, nos interessando somente por aquilo que nos dá algum tipo de prazer. Ao contrário, quando saímos de nós, só nos resta o amor de Deus, quando deixamos de sermos nós mesmos Deus começa a nos usar como instrumentos para os outros, nos entregando a Ele nos tornamos maleáveis a sua vontade.

E não há exemplo maior desse amor do que Nossa Senhora, ela não se se assoberbou da sua condição de estar grávida do Filho de Deus, não pensou somente em si, pensou antes em ajudar a sua prima que estava num estágio de gravidez mais avançada e mais complicada por causa da idade que já tinha, não se importou com a distância ou outros obstáculos, ela fez o que tinha de ser feito, e essa força ela só teve pois confiava plenamente em Deus.

Há em nós a vontade de fazer o bem, mas há também o pecado original, como bem diz São Luís de Montfort, nós precisamos pedir a graça de sermos caridosos com o próximo, mesmo que tenhamos boa intenção se fizermos as coisas por conta própria vai chegar uma hora que as forças acabam, as decepções vem uma após a outra, o pecado nos enfraquece e se não for a graça de Deus nós desistiremos perante as dificuldades.

São João Batista pulou no ventre de Isabel ao ver a chegada de Maria, Maria trouxe uma grande alegria, trouxe a Alegria. Assim também devem ser nossas atitudes de caridade, não levarmos a nós mesmos, mas levarmos Cristo aos outros, primeiro com nossas atitudes, atitudes coerentes com a fé que pregamos, e depois se for necessário, as palavras.

Nossa Senhora esqueceu-se de si e foi a mais feliz das criaturas, e é o mais perfeito caminho até Deus. Então vamos ficar sempre ao lado Dela também e pedir sua intercessão para que também deixemos de viver para nós mesmos e vivamos para os outros, ver os outros felizes por causa de Cristo nos fará felizes também, uma felicidade maior do que podemos mensurar.

Tiago Martins da Silva

[1] Lc 1 - 39,42
[2] Método de São Luis Maria Gringnon de Montfort para a recitação do Rosário in "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem".

Mais artigos da série neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...