domingo, 18 de dezembro de 2011

Maria, Zacarias e o Anjo

“Maria responde numa palavra e acolhe o Verbo; pronuncia a tua própria palavra e concebe o Verbo divino; emite uma palavra passageira e envolve o Verbo eterno. (São Bernardo de Claraval)”



No capítulo 1 do Evangelho de São Lucas vemos um paradoxo, as respostas diferentes que Maria e Zacarias dão ao Arcanjo Gabriel.

Primeiramente vamos a Anunciação, as duas situações tiveram muitas semelhanças, o Anjo anuncia a Zacarias que suas preces foram atendidas, que sua esposa estava grávida e que aquela criança traria muita alegria ao seu povo.
Com Maria também, ele diz que ela encontrou graça diante de Deus e que a criança que Ela conceberia traria libertação dos pecados de seu povo, que é a maior das alegrias. A diferença começa nas respostas e isso muda o cenário para os dois.

Zacarias duvida, acha que a gravidez de sua esposa em idade avançada é impossível, Maria não duvida, ela só pergunta como aconteceria tal coisa com ela. No decorrer da cena vemos que só uma pessoa que vive a sua fé com a verdadeira alegria cristã consegue anunciar a fé, uma das promessas do Anjo foi a da alegria que viria, Zacarias não acreditou e ficou mudo, não pode anunciar aquele grande milagre, ao contrário, Maria logo saiu a anunciar, foi levar o milagre dos milagres a sua prima Isabel.
É necessário que Deus seja o sentido de nossa alegria, de que tudo dependemos Dele para que consigamos anunciá-los ao outros.

Nessa parte vemos a outra personagem, Isabel, ao lado de Maria ela é modelo de crente, que acreditou sem pestanejar, vemos nela um exemplo de como que a humildade e a boa vontade é o primeiro passo para se ter fé, por isso Maria vai até ela, Maria sabia que ela estava de coração aberto para a vontade de Deus.

Deus quer que sejamos humildes, e humildade é saber-se do tamanho que realmente se é, sabendo-se pequenos nos abrimos a Graça de Deus, Ele quer que nós o obedeçamos em sua vontade e daí Ele nos dará respostas do porque aquela situação acontece, assim foi com Maria e Zacarias, Maria acreditou primeiro, depois perguntou como aconteceria, e Deus através do Anjo a explicou, Zacarias não se abriu e quando o coração não se abre explicação nenhuma adianta.

Vemos no fim da cena, a infinita Misericórdia Divina, Zacarias se arrepende e aceita a vontade de Deus, e uma prova disso é que ele mesmo sem ainda poder falar vai contra a vontade dos parentes que queriam dar um nome para criança e coloca o nome que Deus quis.

Maria, Zacarias e o Arcanjo Gabriel, 3 escolhidos de Deus para anunciar sua Palavra, o Verbo Eterno ao mundo, o Arcanjo que trouxe o Anuncio, Maria que o recebeu de coração aberto e Zacarias como exemplo daqueles que se arrependem e obedecem a vontade de Deus, assim devemos nós também agirmos, estar de ouvidos abertos a quando Deus nos chama, e quando cairmos confiarmos na Misericórdia e começarmos a sermos anunciadores desde ali.

“E o Anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo, e o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”

Tiago Martins da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...