sábado, 7 de julho de 2012

As tentações do "tempo de espera" pelo namoro


"Ris-te porque te digo que tens vocação matrimonial? - Pois é, assim mesmo, vocação. Pede a São Rafael que te conduza castamente ao termo do caminho, como a Tobias." São Josemaria Escrivá

Quando queremos viver a vocação matrimonial da maneira da vontade de Deus sempre nos vem muitas tentações para nos Dele, esta presente postagem trata de algumas tentações recorrentes que acontecem neste tempo em que "esperamos" por aquela pessoa que Deus escolheu para ser nossa companheira de vida, e também veremos que é só quando nos abrimos sinceramente ao auxílio da Providência que conseguimos fazer um bom discernimento. São alguns alertas que nos servem de reflexão neste tempo que é belo pois nos preparamos para algo que nos levará para Deus e irá mudar totalmente nossa vida, mas por ser tão belo precisamos ter um cuidado ainda maior.

Como diz na citação introdutória nós temos um caminho a percorrer e só conseguiremos chegar ao seu termo com o auxílio divino, como foi com Tobias e Sara e o auxílio do Arcanjo Rafael. Este é um grande exemplo de que como devemos estar sempre em oração, em diálogo com Deus para que no momento certo "ouçamos" a voz da Providência, agindo assim seremos sempre prudentes.

Tobias recebeu uma missão de seu pai -Tobit - e para isso precisaria viajar, ele precisava de um companheiro para tal viagem, Deus enviou um homem de nome Azarias que no decorrer da história se revela como sendo o Anjo Rafael, além de conduzir Tobias a sua missão ele também lhe apresentaria Sara, aquela que seria sua futura esposa. Só este assunto daria uma postagem completa, então recomendo a leitura do livro de Tobias para um melhor entendimento, esta minha introdução serve para mostrar que quando nos abrimos sinceramente a missão para qual Deus nos escolheu- seja em qualquer área da vida - Ele nos livra de todo o mal durante o caminho e ainda nos prepara para que no momento certo encontremos a pessoa que Ele escolheu para nós.

Também sobre o assunto do auxílio Divino, aconselho a assistirem o vídeo do Pe. Paulo Ricardo intitulado "Quem é a pessoa certa para mim? - Peça auxílio ao seu Anjo da Guarda", vídeo disponível neste link.
"Reze para o seu Anjo da Guarda para que ele entre em acordo com o Anjo da outra pessoa para que vocês dois se encontrem." Pe. Paulo Ricardo

Prosseguindo, a primeira tentação é a confusão de sentimentos. Quando "esperamos" queremos encontrar alguém que divida os mesmos valores, valores estes que irão nos aproximar de Deus. Vivemos num mundo que está tão afastado de Deus que as vezes é muito raro encontrar alguém que divida os mesmos valores, daí que é muito fácil entrar nesta confusão, encontramos alguém "parecido" conosco e muitas vezes logo após o encontro isso mexer com os nossos sentimentos, começamos a nos perguntar "será esta a pessoa que Deus escolheu pra mim"? É hora de agir com prudência e paciência, só um longo conhecimento dentro de uma amizade pode demonstrar se é a "pessoa certa", podemos nos encantar muito fácil com o fato de dividirmos os valores com a outra pessoa.

É claro que isso é essencial, talvez o mais essencial, mas não pode ser a única coisa pois até amigos dividem valores, para que haja um bom relacionamento conjugal entre um homem e uma mulher precisa-se de "algo a mais", e creio eu que esse "algo a mais" passa muito pela compatibilidade de temperamentos e visão da vida cotidiana, não somente a compatibilidade no que é parecido mas também naquilo que é diferente mas que completa o outro, pois há diferenças que não completam, só afastam, e essas coisas só podem ser observadas com um bom tempo de conhecimento.

Outra armadilha é a excessiva familiaridade em certos assuntos durante o tempo de amizade, devemos ter a consciência que uma amizade homem-mulher não pode ser levada do mesmo modo que uma amizade com uma pessoa do mesmo sexo pois já existe uma atração natural entre homem e mulher, e não só no sentido de atração física mas também nas emoções, deve-se haver uma modéstia emocional entre ambos, uma grande prudência ao se tratar de assuntos íntimos. Um exemplo, as vezes temos um problema e a outra pessoa o compreende e consegue nos ajudar, vem logo a mente que se esta pessoa consegue nos ajudar logo ela seria um (a) bom companheiro (a), e se isto ainda for aliado a uma carência afetiva pode criar uma grande confusão de sentimentos.

Pode vir-nos uma inquietação de que se não nos abrirmos com tal pessoa nunca saberemos se ela é confiável e se ela poderá nos ajudar, mas é aí que entra novamente a questão de se estar em diálogo com Deus, se estivermos atentos a Deus teremos a prudência necessária, o problema não é se abrir com uma pessoa, mas ter a prudência de saber o tempo e o modo certo.
Sobre este assunto específico eu aconselho a leitura desses dois artigos nestes links: "Modéstia Emocional" e "Amor e Responsabilidade", este segundo são reflexões feitas a partir do livro de mesmo nome escrito pelo então Pe. Karol Woytilla, hoje Beato João Paulo II, o Santo Padre "disseca" todo esse assunto da "sentimentalidade" que há na relação entre homens e mulheres com a sabedoria daquele que um dia governaria toda a Igreja, aconselho muito a leitura deste artigo.

Reforço esta questão do conhecimento pois uma pessoa que tem a intenção de ter uma namoro sério deve começar o mesmo tendo a noção que dali pode vir um matrimônio, e no casamento essa questão da compatibilidade de temperamentos e visão de vida cotidiana irá contar muitíssimo. Gosto muito de uma afirmação do Prof. Felipe Aquino no qual ele diz :"Me perguntam qual é a idade certa para namorar, eu respondo: É a idade em que você já pensa em casar, não que necessariamente você vá casar com aquela pessoa com quem começou o namoro, mas que você entre nele com consciência e responsabilidade de que dalí pode surgir um casamento."

Outra coisa que acontece com recorrência envolve o nosso orgulho. Nós esperamos encontrar alguém que também busque a Deus em primeiro lugar na sua vida, e isso é um pensamento nobre, mas pode ser que Deus coloque em nosso caminho uma pessoa que ainda não esteja tão instruída no caminho da fé para que nós sejamos os instrumentos Dele para a santificação desta pessoa, mas daí pode ser que ajamos com orgulho pensando que esta pessoa “não é boa o suficiente para nós” e desdenhamos dela.

Quando temos boa intenção queremos santificar o companheiro mas também queremos que ele nos santifique, daí que esperamos uma pessoa virtuosa para nos ajudar, mas também pode ser que Deus coloque esta pessoa ainda pouco devota no nosso caminho para que isso provoque em nós um esforço maior por nossa própria santificação, pois só se tivermos as virtudes necessárias conseguiremos ajudar a outra pessoa a vencer os seus vícios.

Outro caso seria o contrário, pode ser que apareça uma pessoa que Deus não queira na nossa vida, mas daí vem a nossa paixão desregrada e agimos com orgulho pensando: “não tem problema essa pessoa “não ser de Deus”, eu a converterei”. O problema aí está no “eu”, pois é verdade - como foi dito acima- que podemos ser o instrumento para a conversão de uma pessoa, mas quando começamos a achar que somos nós que fazemos é sinal de queda próxima e que aquilo não é vontade de Deus.

Nos dois casos a nossa arma é a humildade, ficar atento para que se Deus quiser que sejamos o instrumento de conversão na vida de uma pessoa que façamos com coragem pois Deus nos dará as graças necessárias para tal. E também, não olharmos as coisas com os nossos olhos, mas sim com os de Deus, para não cair na tentação de fazer algo que não é a vontade Dele.

"Faltou-lhes graça? Não, Deus sempre dará as graças necessárias, faltou-lhes humildade." São Luis de Montfort

Pra terminar eu falo de algo que acontece sempre como o cume dessas tentações, é a tentação do desanimo, às vezes o desanimo de parecer que não iremos encontrar uma boa pessoa no meio deste mundo tão bagunçado, outras vezes o desanimo – e esse o pior de todos – que é achar que Deus não ouve as nossas súplicas.
Este desanimo ainda aumenta quando somos criticados pela sociedade por buscarmos valores nobres, mesmo que lá no fundo saibamos que esses valores são os verdadeiros viver esta “solidão” como se estivéssemos numa ilha em meio a bagunça do mundo é muito duro as vezes.

Nos 3 casos é hora de nos agarramos mais ainda com Deus, no fim das contas não existe solidão, pois Deus existe, se o mundo diz algo é sinal de que devemos fazer o contrário do que o mundo prega. Como dizia G.K. Chesterton : “Só uma coisa morta segue a correnteza, tem que se estar vivo para contrariá-la”. Se temos boa intenção mas ainda não aconteceu é porque Deus nos prepara para algo grande, Ele quer que tenhamos um relacionamento que nos leve pro Céu.

Poderemos pensar, "mas isso tudo não seria um zelo excessivo ao ponto de que não permitiria que percebêssemos se aquela é a pessoa certa?" Creio que não, conto uma coisa interessante que vi uma vez, eu “zappeava” por uns canais de TV quando vi um entrevistador perguntar a um homem que tinha ficado viúvo a pouco tempo como foi que ele percebeu que aquela mulher com a qual foi casado por várias décadas era o “amor de sua vida”. Sua resposta foi genial: “Quando você encontrar o amor da sua vida, você saberá”. Deus tem caminhos insondáveis, nosso dever é ficar atento a Ele e assim no momento certo saberemos o que fazer.

Quando a situação parece difícil é hora de mostrarmos que amamos mais a Deus do que qualquer criatura, o único modo de vencer todas estas tentações e agir com prudência, é pensar e agir de um modo que se fosse necessário passar toda a vida sozinho para que com isso salvássemos nossa alma, nós o faríamos,só assim teremos força para continuar nesta batalha.

Orígenes dizia : “O cristão, depois de uma tentação, ou sai idólatra ou sai mártir”, mesmo que este tempo seja difícil o nosso martírio nos aproximará ainda mais de Deus. Peçamos o auxílio de Nossa Santa Mãe Maria, do Glorioso São José e do Arcanjo Rafael para que consigamos “seguir bem ao termo do caminho”, que sempre estejamos atentos a vontade de Deus e deste modo vencendo estas tentações, suportando este tempo de espera como um tempo propício para a nossa conversão.

"Suporta as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; na tua humilhação tem paciência, pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no candinho da humilhação, os que são agradáveis a Deus. Crê em Deus, e Ele cuidará de ti; espera Nele, e dirigirá os teus caminhos; conserva o teu temor, e nele permanece até à velhice." Eclesiástico 1, 3-6

Tiago Martins da Silva

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...