segunda-feira, 4 de julho de 2011

O secularismo nos templos barrocos


Certo dia, fui a uma cidade histórica, próxima de onde moro aqui em Minas Gerais, e passando em frente a uma igreja quase tricentenária resolvi entrar para orar um pouco. Dignidade não faltava no templo barroco: retábulos por toda parte, um grande painel da Virgem Maria desenhado no teto da nave central e no do presbitério muito ouro. Realmente, o povo da época se preocupava com a dignidade do edifício.

Encantado com a beleza da igreja, ao entrar, atravessei o corredor central, fiz a genuflexão em direção ao sacrário e ajoelhei em um banco para começar minhas orações. Confesso que muito me distraí durante minhas orações devido a todos aqueles detalhes, mas minha distração se fazia oração perante tanta beleza. Estava em êxtase profundo, era como se estivesse livre de todos os males; uma sensação inexplicável. Porém, qual não foi minha surpresa, quando já quase terminando minhas orações olho para o sacrário e percebo que o conopeu estava puxado e sua portinha aberta. Então fiquei muito intrigado com aquilo, e resolvi perguntar ao zelador que estava de plantão o motivo da Sagrada Eucaristia não estar sendo conservada no sacrário, sua resposta me provocou grande assombro.

Segundo o zelador o pároco teve que tomar a triste decisão de conservar o Santíssimo em sua capelinha, pois muitos turistas freqüentavam a igreja. Mas que problema tem nisso, perguntei. Ele disse que muitas pessoas vêem o edifício não como um templo católico, mas como um museu; entram com roupas decotadas, mascando chicletes e até com chapéus. Fotografam tudo: das imagens históricas, do teto, das paredes, do altar e até do piso, mas esquecem de que Deus está presente na Sagrada Eucaristia e esta é a Sua Casa.

Infelizmente isso acontece na grande maioria das igrejas barrocas mineiras. É uma situação horrível, pois vemos acontecendo aos nossos olhos e nada podemos fazer. Aí vemos até que ponto chegou o secularismo, o Demônio é astuto; tenta usar até o que serve para engrandecer o nome de Deus para nos fazer cair.

Talvez por isso muitas pessoas construam verdadeiros salões em extrema pobreza de dignidade e chamam de igreja nos dias atuais. Mas estão errados, pois Deus merece muito mais que isso. A nós cabe orar e pedir a Santíssima Virgem que nos mostre tudo aquilo que sempre foi sagrado, pois como disse o nosso querido Papa Bento XVI, “aquilo que para as gerações anteriores era sagrado, permanece sagrado e grande também para nós” [1].

[1] Motu Proprio “Summorum Pontificum"

João Carlos Resende

Um comentário:

  1. achei linda esta igreja. Gostaria de saber o nome dela e a cidade que ela se encontra.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...