segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Preconceito ou pós-conceito??

Dizem que a Igreja tem preconceito contra os homossexuais, na verdade ela tem um pós-conceito, porque nós temos argumentos filosóficos, biológicos e teológicos que mostram como esse comportamento denigre a humanidade da pessoa.

Podemos usar o conceito aristotélico de ato e potência, que também foi usado por S. Tomás de Aquino em algumas questões: “Ato é o que a coisa é em si mesma e potência o que ela pode vir a ser”, por exemplo, uma porta de madeira é porta em ato e carvão em potência, mas a mesma porta é porta em ato mas NÃO PODE ser um anel de ouro em potência, ela pode se queimar e virar carvão mas não tem nenhuma possibilidade de virar um peça de ouro por qualquer processo.

Assim também é o ser humano, o homem é homem em ato e NÃO PODE ser uma mulher em potência, e vice-versa, a mulher NÃO PODE ser um homem em potência. Por causa do argumento biológico, eles tem características físicas e principalmente mentais para serem aquilo que eles são em ato, homem e mulher.

Ligamos o argumento biológico no teológico agora, as Sagradas Escrituras dizem que Deus criou homem e mulher, confirmou a sacralidade do matrimônio para eles se complementarem e sempre condenou os atos homossexuais.

Platão dizia: "Verdade conhecida, verdade obedecida", obedecer a verdade é um sinal de inteligência, logo ir contra a própria natureza não é liberdade, é um sinal de ignorância.

Só existe felicidade na medida em que somos de acordo com o que Deus É, com o jeito que Deus nos "pensou", nos criou. Então quem comete esses atos nunca vai chegar a plenitude do que podemos viver aqui na Terra, e o pior, com sérios riscos de perder a felicidade eterna. A Igreja não condena por condenar, mas pra alertar.

Preconceito é ter um conceito formado sem conhecer a fundo sobre algo, católico não tem preconceito e sim pós-conceito, então quem pensa que católico tem preconceito é que é preconceituoso.

Tiago Martins da Silva

2 comentários:

  1. Hije Dia de Nossa Senhora das Dores peço-Lhe que derrame sobre vós as Suas maiores Bênçãos e vos conceda a Santidade para Honra e Glória de Deus Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Emane este espaço sempre a LUZ de Cristo pelos dons das Sete Dores da Virgem Santa Maria.

    A Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. Não acredito muito na bíblia, mas, vamos lá. A bíblia fala em procriação não distinguindo ninguém, e as estéreis, se não fosse a ciência como elas engravidariam? E os padres, por que não procriam?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...