quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
O dom do remorso
“Concede-me, ó Deus, que o meu coração dirija-te a Ti para que ao falhar sinta remorsos por meus pecados e jamais desista de me redimir”. [1]
Essa expressão de S. Tomás de Aquino, tirada de uma oração, é muito estranha aos nossos ouvidos, é comum ouvirmos a expressão “eu não me arrependo de nada do que fiz na vida”, ou algo parecido remetendo que a pessoa não sentiu remorso pelo erro cometido.
Isso é sinal de uma sociedade de mentalidade infantil, pois como dizia o Venerável Papa João Paulo ll “o homem se torna adulto quando sabe diferenciar o bem do mal”, [2] o homem moderno tem o pecado da preguiça espiritual ainda mais acentuado.
Isso é mais uma consequência do relativismo, onde cada um define a sua opinião como verdade e não se faz o mínimo de esforço para “ir de encontro”, viver de acordo com a Verdade Absoluta, que é Deus.
Vivendo sem Deus o homem perde o sentido, começa a mentir pra ele mesmo, dizendo que o veneno do pecado é algo bom, já que sem Deus é ele quem decide o que é o bem e o que é o mal.
Só se vive em paz - mesmo em meio as tribulações - na luta constante pela conversão pessoal, só há conversão quando se admite o erro, só se admite o erro quando há a dor pelo bem perdido. O remorso pelo pecado cometido é um dom que Deus nos dá para nos reaproximarmos Dele, se não sentíssemos essa dor viveríamos mais cegos ainda na situação de pecado.
Pedro negou Cristo 3 vezes, mas sentiu essa dor e se arrependeu, foi perdoado e a ele ainda foi dada a missão de guiar a Igreja. Deus sempre espera o nosso arrependimento para que possa nos dar dons ainda maiores, e vivendo em direção a Deus sempre lutando pela graça, um dia chegaremos à Graça maior, o Reino dos Céus.
Que Nossa Senhora nos guie a misericórdia de seu Filho e Deus nos dê a graça de sempre dirigir nosso coração ferido a Ele, principalmente no Sacramento da Confissão.
Tiago Martins da Silva
[1] S. Tomás de Aquino – Oração para organizar a vida
[2] Venerável Papa João Paulo ll – Encíclica Fides et Ratio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário