sábado, 17 de setembro de 2011

A tentação do poder

Num destes dias atrás vi passar na TV uma propaganda promovendo o Concurso de Miss Universo.
Passava ali várias moças com corpos muito bonitos e lindas feições faciais, cada uma oriunda de um país diferente, todas elas sorridentes, com cabelos bem penteados, vestidas com grifes famosas e muito bem maquiadas. À primeira vista tudo muito perfeito, mas se analisarmos bem o caso poderemos até ter nojo provocado por aquilo que está debaixo de suas maquiagens e pelo que se sucede atrás das câmeras e dos holofotes.
O que faz com que deixem suas casas, seus familiares e muitas vezes até seus empregos? Uma terrível sede de poder, que vem através da fama e do dinheiro. Sabemos muito bem que a vencedora deste concurso não ganhará pouco dinheiro e irá faturar uma bolsa de estudo muito bem conceituada internacionalmente. Também terá seu nome lembrado durante anos pela mídia. Mas será que vale a pena se expor tanto? Será que vale a pena seguir esse falso deus que é o sucesso mundano?
Primeiro vamos analisar a tentação da riqueza. O Cardeal inglês John Henry Newman, a pouco beatificado pelo Papa Bento XVI explica isso de uma forma melhor. Ele diz que “a riqueza é o grande deus atual; a ela prestam homenagem instintiva a multidão e toda a massa de homens. Medem a felicidade pelo tamanho da fortuna e, segundo a fortuna, medem também a honradez... Tudo isso vem da convicção de que tendo riqueza, tudo se consegue. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais, da mesma forma que a fama...”
Newman também fala um pouco sobre a tentação da fama: “A fama, o fato de alguém ser conhecido e fazer estardalhaço na sociedade (o que poderíamos chamar de notoriedade da imprensa), chegou a ser considerada um bem em si mesma, um sumo bem, um objeto, também ela, verdadeira veneração”.
Newman é perfeito em sua análise destas duas tentações que tanto mexem com a cabeça do homem moderno. Sempre vale lembrar que Cristo também foi tentado por Satanás, e este chegou a lhe oferecer até mesmo o poder de todo o mundo. Alguém que tem o poder sobre o mundo em que vivemos com certeza o adquiriu por meio da fama e do dinheiro, pois só assim poderá reinar e governar isso aqui.
Mas Jesus deu uma verdadeira bofetada em Satanás usando para isso a Palavra de Deus: perante a proposta de que para adquirir o poder deveria adorar o Maligno, o Santo Messias lembrou o que diz a Sagrada Escritura: “Adorarás somente o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás”. Mas para dar esta resposta ao Maligno,Cristo se preparou: orou durante vários dias no deserto e fez jejum, por isso estava inspirado.
Maria também poderia ter se aproveitado da boa vontade dos Apóstolos e dos primeiros seguidores do Santo Cristo para ter fama pelo fato de ser a Mãe Daquele que fundou a Santa Igreja de Deus, mas era toda pura e o pecado não estava nela. Viveu, pois, sua vida na humildade até o dia em que o Senhor lhe chamou a desfrutar as delícias da glória celeste.
Cabe também a nós escutar ou não este apelo de humildade que o Senhor nos faz. São dois caminhos diferentes, mas o sensato saberá escolher o melhor; o da glória terrena, que passa pelo oba-oba e acaba com a morte, para então vir uma possível desgraça ou o da glória eterna, que passa pela cruz do silêncio, do esquecimento e da humildade.
João Carlos Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...