Começamos agora uma série de reflexões sobre os Mistérios do Rosário, e pedimos a
intercessão da Virgem Santíssima nesse nosso humilde projeto. Iremos então ao 1º Mistério da Alegria: "A Anunciação".
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." Lc 1, 26-28
Nos atentemos neste post sobre a figura singular do Arcanjo Gabriel, que além de ter anunciado o nascimento do Messias, também anunciou a Zacarias o nascimento de seu precursor, João Batista. Se o evangelizador é aquele que leva a Boa Nova de Cristo ao mundo, São Gabriel deve ser um dos nossos principais modelos em nosso apostolado, primeiramente deve ser aquele a quem rezamos pedindo sua intercessão junto a Virgem Maria e a Santíssima Trindade pedindo os dons necessários para tal missão.
Depois devemos reparar em suas atitudes, ele sabia a verdade e foi designado por Deus a levar essa verdade ao mundo, seus receptores ficaram confusos num primeiro momento mas ele sabia explicar toda a situação de forma que eles entendessem. Maria aceitou logo no primeiro momento e Zacarias em um segundo, mas eles entenderam a mensagem trazida por Gabriel.
Assim também deve ser aquele que evangeliza, antes ele deve saber a verdade, saber o que a Igreja ensina pois ela é Mãe e Mestra, daí sim começar seu apostolado. Nessa condição ele saberá explicar bem aos seus receptores e também não propagará nenhuma mentira, vivemos em tempos difíceis onde lobos disfarçados pregam doutrinas não cristãs em nome de Cristo e é um ato de caridade mostrar o erro, Gabriel repreendeu Zacarias por sua falta de fé, e é também nosso dever repreender algo que vejamos claramente que seja um erro contra a fé.
Ele também é aquele que nos mostrou como fortalecer a virtude da esperança quando nos disse que "para Deus nada é impossível", pois essa é a base da esperança cristão, saber que acima de qualquer intempérie do mundo Deus nos conduz e Ele sempre nos guardará.
Os desígnios divinos quiseram que Gabriel fosse escolhido para ser aquele que teve uma das maiores honras que uma criatura pode ter, conversar com a Mãe de Deus. Peçamos a ele a graça necessária para cumprirmos nossa missão neste mundo, e quando partirmos que ele nos conduza para termos um diálogo eterno com a Mãe e o Filho no Céu.
São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!
Tiago Martins da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário