sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Avante vamos, batalhão sagrado!

Salve Maria!
Nossas Congregações Marianas estão desanimadas? [1]
Usando a linguagem popular, hoje em dia vemos muitos movimentos na Igreja "fazendo barulho", sendo reconhecidos, aplaudidos e com seus membros a todo vapor, e por isso muitas vezes ficamos incomodados e nos perguntamos: Nossa Congregação Mariana está desanimada? Eu estou desanimado? Estaríamos nós fazendo algo de errado?
Para começarmos a encontrar a resposta é muito bom que conheçamos primeiro o sentido das palavras que compõem nossa pergunta inicial, sabermos o que é uma Congregação Mariana e o que quer dizer a palavra "animada".
Congregar é o ato de unir várias pessoas em torno de um objetivo, como somos uma Congregação Mariana, fica óbvio que somos um grupo de fiéis unidos no objetivo de fundamentarmos e aumentarmos nossa devoção a Nossa Senhora, pois sabemos que Ela é o caminho mais seguro até seu Filho Jesus.
Passemos então a segunda parte, o que quer dizer a palavra “animada”? O verbo animar deriva-se da palavra em latim "anima", que significa “o princípio intrínseco daquilo que se move” [2], é o que faz cada coisa mover-se ao objetivo para qual ela foi criada, então, tudo aquilo se move a um certo objetivo está “animado”.
Como foi dito acima, o objetivo da Congregação Mariana é solidificar a devoção a Nossa Senhora em seus membros, todas as suas ações tem como objetivo nutri-los para eles tenham forças espirituais em todas as ações de sua vida, sejam elas na sua ajuda a Igreja, nas suas famílias, no trabalho ou em qualquer outra área, como nos ensina nossa Regra de Vida Nº 11 que nos propõe “a busca permanente da santidade pessoal pelo crescimento da vida cristã, no seguimento de Jesus Cristo, através de um ardentíssima devoção, reverência e amor filial à a Virgem Maria”.
Então pergunto novamente: Nossas Congregações Marianas estão desanimadas? Não, elas não estão desanimadas, por que elas vem cumprindo o seu objetivo, que é animar seus membros, ou seja, move-los em direção a Maria.
Em cada reunião, em cada hino cantado, em cada conversa entre os congregados e novas amizades construída na fé, em cada Adoração ao Santíssimo ou terço rezado, em cada visita a um doente ou a uma Congregação vizinha, em cada romaria e principalmente na Romaria a Aparecida do Norte, em cada ato de caridade, mesmo que ele pareça pequeno, vemos a nossa devoção a Nossa Mãe Santíssima se solidificar cada vez mais.
As vezes a maioria das pessoas acha que para um grupo na Igreja ser considerado bom, ser considerado animado ele precisa estar fazendo esse barulho dito a cima, estar sendo reconhecido por todos, precisa estar lotado de pessoas, mas não é assim.
Vejamos Nossa Senhora, Ela viveu sempre em silêncio, mas sem deixar de trabalhar um minuto para a Glória de seu Filho Jesus. Assim também são nossas Congregações, cada um que vem aqui numa reunião ou num momento de oração vem para nutrir-se da espiritualidade de Maria para depois continuar em silêncio seu trabalho pela edificação do Reino de Deus.
Deus sabe tudo de bom que você faz, na Igreja, na sua família, no seu lazer ou no seu trabalho, e bem lá no fundo você sabe que a Congregação Mariana tem uma parte importante nisso tudo, é ela quem te põe mais perto da Virgem Maria.
Em silêncio Nossa Mãe arrasta multidões para o Seu Filho, em silêncio ela nos ajuda, e é assim que ela nos dará graças necessárias pra continuarmos firmes, e para que mais pessoas queiram fazer parte de nosso grupo, quanto mais pessoas virem que aqui é um lugar onde Nossa Senhora mora, mais pessoas vão querer estar aqui.
Não desanimemos, as vezes vejo pessoas dizendo que se não conseguirmos muitos e muitos novos membros a Congregação Mariana se extinguirá em poucos anos. Mas porque tanta falta de esperança? As Congregações Marianas estão de pé há 450 anos, e não é por nossa força, é pela força de Nossa Senhora, Ela quis que a Congregação fosse fundada, Ela a mantém todo esse tempo e a Congregação só se extinguirá um dia se Ela quiser. Ela nos deu a Congregação Mariana de presente, para que batalhássemos ao seu lado, por Ela, por Seu Filho Jesus e pela Igreja.
Quando pensamos que fomos nós que escolhemos sermos congregados marianos estamos errados, foi Ela quem nos escolheu, foi Ela quem nos fez olhar de um jeito diferente para aquelas fitas azuis carregadas por algumas pessoas na Igreja, aquela fita da cor de seu manto, foi Ela quem te chamou para estar aqui, ser congregado mariano é uma vocação dada por Deus aos filhos que Nossa Senhora escolheu. Como dizia o texto de um congregado que li a pouco tempo: "A Congregação não precisa de mim, mas eu preciso dela".
Não desanimemos, pois os nossos objetivos estão sendo cumpridos, amamos cada vez mais aquela Senhora vestida de azul. Façamos como o exemplo de dois jovens congregados marianos, um fundou uma Congregação quando era adolescente, logo depois perdeu seu irmão na Guerra e seu pai morreu doente, ficou órfão em meio as perseguições comunistas na Polônia e o outro teve a sua Congregação Mariana destruída por nazistas na Alemanha em meio a Segunda Guerra Mundial, por causa da intercessão da Virgem Santíssima eles nunca desanimaram, sempre lutaram por Cristo e esses jovens tornaram-se respectivamente o Beato Papa João Paulo ll e o Papa Bento XVl.
Não somos nós que animamos a Congregação Mariana, é Nossa Senhora que nos anima, não desanimemos, Nossa Senhora está conosco: "Avante vamos batalhão sagrado, em nome da Virgem da Conceição, cerremos as fileiras, soldados do Senhor!".
Tiago Martins da Silva
[1] Esta mensagem foi composta para o retiro anual das Congregações Marianas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES
[2] Em termos filosóficos, MOVIMENTO não o tem o sentido corriqueiro que estamos acostumados a usar, que é mover-se de um LUGAR físico a outro, no caso acima MOVIMENTO designa mudança de um ESTÁGIO a outro, como por exemplo, a madeira que se queima e torna-se carvão MOVEU-SE de madeira a carvão, a árvore que um dia foi semente MOVEU-SE de semente a árvore.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...