sábado, 7 de julho de 2018

Faltar a Missa aos domingos sem motivo justo é pecado grave!


Faltar a Missa aos domingos sem motivo justo é pecado grave!

"A Eucaristia (Santa Missa) do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor. Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave." (Catecismo da Igreja Católica n. 2181)
Onde se tem o costume do uso da cerimônia da "Celebração da Palavra" a participação na mesma não entra entre os motivos justos quando se tem condição real de ir a Missa.

Os principais motivos justos são: doença que impossibilite a pessoa a ir, ou se estar cuidando de alguém impossibilitado, que não se pode deixa-lo sozinho, seja por doença, ou um bebê, por exemplo, ou também uma longa distância que impossibilite de chegar ao local, esses são os casos gerais, os outros são mais específicos, na dúvida consulte um bom sacerdote. (2)

Quem comete a infelicidade deste pecado, como qualquer outro de natureza grave, só pode voltar a comungar depois de se confessar (obviamente com arrependimento e firme propósito de emenda) , do contrário estaria cometendo outro pecado grave, que é comungar em estado de pecado grave.

Além dos domingos existem 4 dias santos de participação obrigatória na Missa, independente do dia da semana, são o Natal, Corpus Christi, Maternidade Divina de Nossa Senhora (1 de janeiro) e Imaculada Conceição (08/12), destes só o último não é feriado, então os outros a gente tem toda a facilidade para ir.

Participando da Missa aos sábados a noite (1) nós cumprimos o preceito de participar da Missa dominical, pois o "dia litúrgico" do domingo começa no sábado a tarde. Também é obrigação participar da Missa INTEIRA aos domingos e nos dias santos citados, chegar atrasado sem motivo justo também é pecado, pecado leve se chegar antes do Ofertório, e grave se for depois.

Nos links a seguir tudo isto é bem explicado, não deixe de ler e ajude a compartilhar esta informação, quem ajuda uma alma está salvando a sua!
https://padrepauloricardo.org/episodios/como-devemos-guardar-o-domingo-e-os-dias-santos

(1) Sobre o horário da Missa ao sábado que equivale ao preceito dominical acesse link https://padrepauloricardo.org/episodios/cumpro-o-preceito-dominical-assistindo-a-missa-no-sabado-a-tarde

(2) Quais os motivos em que aos domingos e festas de guarda estou dispensado de participar da Santa Missa? - Por Dom José Falcão  --> 
https://www.youtube.com/watch?v=Z1D3QBBEK_M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...