domingo, 14 de agosto de 2011

A Virgem Assunta ao Céu


Certamente uma das festas mais belas do ano é a Solenidade da Assunção da Virgem Maria. Confesso que meu coração se enche de júbilo dias antes desta magnífica comemoração, que passa despercebida por tantos católicos. Mas qual a razão disto acontecer?

Nas Sagradas Escrituras não há relato explícito algum referente à Assunção. Então surge um questionamento: É garantida a veracidade deste dogma? A Igreja sempre creu que a “Beata Virgem Maria, após completar seu curso terreno, foi elevada de corpo e alma a glória celeste”? [1]. São Dionísio, já nos primeiros anos do Cristianismo relatava esta linda glória da vida da Virgem Mãe de Deus. Surge então, inevitavelmente, outra dúvida: Se a Assunção é um fato verdadeiro, porque não está explícita nas Escrituras Sagradas?

São Luís Maria Grignon de Montfort responde brilhantemente em sua grande obra, intitulada “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. Ele nos diz: “Para atender aos pedidos que Ela lhe fez de escondê-la, empobrecê-la e humilhá-la, Deus providenciou para que oculta ela permanecesse em seu nascimento, em sua vida, em seus mistérios, em sua ressurreição e assunção, passando despercebida aos olhos de quase toda criatura humana.”

A vida de Maria é um exemplo de como ser humilde. Maria não se exaltou em momento algum. Diz a Tradição que Ela própria teceu o vestido que usaria em sua dormição [2]. Muito provavelmente sua aparência não ficou envelhecida, pois o envelhecimento é um sinal da corrupção corporal, mas ela não se vangloriou deste fato; e hoje são tantos os que sobem às nuvens por terem uma beleza qualquer... E a beleza da Mãe do Messias era tão grande ao ponto da Lua ficar sob seus pés e o Sol vesti-la, na sua gloriosa Assunção, como conta o Apocalipse. Mas nem nesta circunstância ela disse algo, pois era humilde. Que graça se tivéssemos tal humildade!

Santa Maria, Rainha Assunta aos Céus, rogai por nós!

João Carlos Resende

[1] Constituição Apostólica Munificentissimus Deus - sobre a definição Do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao Céu - Papa Pio Xll
[2] Explicação do termo “dormição” neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...